Cada mídia paga tem sua própria dinâmica de funcionamento. No entanto, a maioria delas tem características comuns, que refletem a sua forma de operação.
Em síntese, funciona mais ou menos assim: primeiro, você cria um perfil na mídia paga e traça um planejamento de marketing digital , a exemplo de uma campanha. Depois, ativa-se essa campanha, colocando-a em ação na plataforma selecionada, como o Google Ads.
A partir da ativação da campanha, o anúncio aparecerá entre os primeiros resultados da palavra-chave buscada pelo potencial cliente. Exemplo: se a sua empresa trabalha com venda de camisas masculinas de rock, então, caso alguém procure por essa palavra-chave no Google, o seu site figurará entre os primeiros colocados na lista da pesquisa.
No entanto, para que isso aconteça, é preciso saber traçar uma boa estratégia de marketing digital e dominar algumas técnicas, como otimização SEO e definição de palavras-chaves.
Em geral, o cliente só paga pelo clique que o seu anúncio receber. Isso, no entanto, não é uma regra, mas uma opção.
Outro ponto a destacar é que, geralmente, a plataforma de mídia paga conta com configurações que permitem que a marca trace sua campanha de forma inteligente e atrativa, com base em dados consistentes do mercado, como comportamento do público-alvo e melhores palavras-chaves.