Perguntas frequantes
1. Que insformações precisam para fornecer um orçamento de criação de Site?
Primeiramente precisamos conhecer melhor o seu projeto e o seu negócio, tendo uma ideia geral das suas necessidades, através do briefing. Quanto mais detalhes tivermos a respeito do seu projeto, desde estilo, cores, modelos de sites que gosta, dentre outros, ajudará em um orçamento mais próximo do valor real que será investido.2. Qual o preço médio para a criação de um site?
O preço médio para a criação de um site varia de acordo com o tempo gasto e a complexidade do projeto, dos sistemas que serão implementados, se haverá ou não área administrativa, além do tempo que se espera para a entrega do site. Veja abaixo o preço médio de alguns exemplos de sites: • Criação de Sites “simples”: R$800,00 a R$2.000,00; • Criação de Sites “médio”: R$2000,00 a R$6.000,00; • Criação de Sites “avançado”: R$6.000,00 a R$15.000,00; É claro que estes valores não são definitivos e varia muito de projeto para projeto.3. Quanto tempo demora para o desenvolvimento de um site?
O tempo para a criação e desenvolvimento de um projeto depende das tecnologias utilizadas, design, quantidade de páginas, formulários, banco de dados, forma de atualização e etc. Segue abaixo alguns exemplos: • Desenvolvimento de Site “simples”: 5 a 7 dias úteis; • Desenvolvimento de Site “médio”: 7 a 30 dias úteis; • Desenvolvimento de Site “avançado”: 2 a 4 meses; Por haver uma grande variação relacionada com a complexidade, é essencial que comece cedo a planejar o projeto.4. Que informações precisam para iniciar o desenvolvimento de um site?
Só podemos iniciar um projeto quando tivermos em nossas mãos o conteúdo necessário para a sua execução. Isto para evitar falhas nos prazos para entrega do projeto. No entanto, para uma apresentação de Layout, pode-se iniciar o trabalho com: 1- Nome, perfil e logotipo da empresa; 2- Ideia geral do site; 3- Estrutura de navegação e sessões; 4- Imagens, Textos.5. Quais os custos de manutenção de um site depois de desenvolvido?
Depende do tipo de atualização escolhida para o site, ou seja, com qual frequência o site será atualizado e o volume de informação a ser atualizada. As atualizações geralmente são artigos, notícias, textos, fotos, vídeos, alterar banners, backups e etc. Havendo um custo para o site ser atualizado. Caso escolha sites dinâmicos, com gerenciadores de conteúdo, você pode optar em fazer suas próprias atualizações e neste caso a Copy Connect passará um treinamento com todos os detalhes de como preceder. Os custos de hospedagem, manutenção e atualização ficam em torno de R$200,00/mês.6. Por quê é importante a Manutenção do site?
Não basta ter um excelente site na internet, fazer propagandas e este receber centenas de visitantes ao dia. Se seu site não for constantemente atualizado, seus usuários vão começar a perder o interesse nele, pois ninguém gosta de ler o mesmo livro várias vezes ou ver as mesmas imagens sempre, por isso que a manutenção de um site é extremamente importante. Aconselhamos sempre os clientes a inserirem novas imagens, fotos, textos, vídeos, artigos, eventos, produtos, para isso a importância do contrato de manutenção para seu site, pois você terá a certeza que haverá um profissional para executar tais tarefas, estando a sua disposição. Inserindo novidades em seu site ele sempre será visitado novamente e para os sistemas de busca as atualizações contam muito, por isso você vai acabar necessitando fazer atualizações constante em seu site, podendo ser semanais ou mensais, mas elas farão seu site ser melhor que dos seus concorrentes. A Manutenção em um Web Site propõe benefícios como: • Um profissional cuidando do site, verificando instabilidades do sistema e servidor de hospedagem. • Atualizações no Site, como novos textos, imagens, produtos, campanhas publicitárias e etc. • Suporte para te auxiliar. • Preços reduzidos pelo pacote de manutenção ou invés de pagar por serviços prestados.7. O que é registro de domínio?
O registro de domínio é na verdade o endereço da sua empresa na internet, ou seja, e fundamental para o fortalecimento da identidade digital da sua empresa, pois ela é a extensão do seu espaço físico no meio digital. De preferência deve ter um nome fácil e pequeno, de preferência o nome da empresa, como por exemplo: www.copyconnect.com.br.8. O que é hospedagem de site?
É o local onde o seu site fica armazenado. Um site nada mais é do que arquivos de textos cheio de códigos e imagens, devidamente programados para funcionarem corretamente. Para funcionamento do site é necessário que esses arquivos fiquem guardados em um computador (servidor de hospedagem) que permita que todas as pessoas do mundo o acessem.9. Meu site aparecerá no Google?
No Google, e nos principais mecanismos de busca mundiais. Porém para aparecer nas primeiras páginas é necessário utilizarmos de ferramentas SEO e dos links patrocinados para alcançarmos as primeiras posições, logo após a criação do site oferecemos pacotes de marketing digital de acordo com as pretensões de cada cliente.10. Já tenho um site, é necessário refazê-lo?
Dependendo da tecnologia utilizada no desenvolvimento do seu site sim, pois a é na estrutura do desenvolvimento de sites que você ganha posições nos sites de busca. Pode-se, em alguns casos, aproveitar o layout do site, mas refazer todo o design do site renova as expectativas da empresa frente aos clientes na internet.1. O que é Identidade Visual?
Trata-se de um conjunto de elementos visuais, que irão identificar sua empresa, produto, serviço, evento ou empreendimento, de forma integrada. Consistindo no nome, logotipo, fonte, cor e estilo próprio, entre outros itens, trazendo a essência da empresa e dos valores que ela deseja transmitir. Ela tem como elemento central o logotipo, que pode servir de base para todos os materiais.
2. Por que eu deveria investir em Identidade Visual?
A identidade visual é o primeiro contato que o cliente tem com sua marca, por esse motivo, é toda a gama de elementos visuais e representativos que se relacionam e seguem o contexto da empresa. A princípio, a identidade visual não só se compromete em deixar sua marca visível como também precisa provocar uma interação com o consumidor. É por ela que o público-alvo já se sente motivado a consumir o seu produto ou serviço. Veja sua empresa como uma pessoa, ela precisa de um DNA, uma personalidade própria que a torne única. Vou citar abaixo 8 motivos pelo qual você deve investir em design para o seu negócio:
1. Agrega valor
Marcas que apresentam um design interessante tendem a conseguir se diferenciar dos concorrentes, conseguindo aumentar o valor percebido pelos seus consumidores, o que permite praticar preços com maior margem de lucro.
2. Aumenta a visibilidade
Marcas sem design ou com design ruim são ignorados e geralmente precisam investir mais em marketing e publicidade.
3. Facilita a compra
Um bom design é um facilitador e ajuda o consumidor na decisão de compra.
4. Otimiza a usabilidade
O bom design diminui drasticamente a curva de aprendizado.
5. Constrói identidade
Marcas são como pessoas: sem identidade se tornam irrelevantes. O design ajuda na pregnância e na construção da personalidade da marca.
6. Retém o público alvo
Um bom design cria identificação, fazendo com que seu cliente sempre dê preferência para sua marca.
7. Credibilidade
A confiança é a primeira coisa que se perde quando nos deparamos com uma comunicação visual mal feita.
8. Facilita a comunicação
Ter uma identidade visual bem projetada vai tornar a conversa com o público muito mais direcionada, além de facilitar qualquer implementação.
3. Qual a diferença entre Logotipo x Identidade Visual?
O logotipo identifica um negócio ou produto na sua forma mais simples. O logotipo é o primeiro contato que as pessoas terão com a sua marca no mundo, através de um conjunto formado por letras e/ou símbolo. É apenas um elemento que vai representar a sua empresa. A identidade visual de uma empresa é um conjunto de elementos visuais que se relacionam com a essência da marca, através de cores e formas gráficas, que são aplicadas em diversos suportes, digitais ou impressos (pontos de contato). A identidade visual também considera o momento atual da empresa e onde ela quer chegar.
4. Mas você cria apenas o logotipo?
Sim. Eu desenvolvo apenas o projeto de Identidade Visual. Porém, como dito anteriormente, o logotipo faz parte da identidade visual.
5. Quanto custa fazer um projeto?
Como cada projeto é concebido de forma diferente, não há como precificar sem antes ouvi-lo. Somente assim consigo montar uma proposta de preço realista e baseada nas suas reais necessidades.
6. Quais os formatos dos arquivos irei receber?
Os formatos entregues são: EPS, JPG, PNG e PDF.
7. Você entrega os materiais impressos?
Não. Eu entrego apenas os projetos fechados para serem enviados para a gráfica de sua preferência ou disponibilizamos em um drive para download.
8. Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz apenas os materiais?
Sim, desenvolvemos os materiais dos projetos do zero e também apartir de materiais já existente desde que não sejam plagiados. Será cobrado valores diferentes de acordo com o serviço solicitado.
9. Gostaria de uma nova marca para o meu negócio, é possível?
Sim, o redesign da sua empresa pode ser parciais modificações nas diretrizes já existentes no conceito e criação inicial, ou do zero.
10. Qual o prazo médio para a entrega da apresentação do projeto?
Um projeto de Identidade Visual costuma levar em torno de 30 dias, dependendo da complexidade do projeto. Após a aprovação da marca, são mais 5 a 10 dias úteis para a entrega de todo o material.
1. Tenho que estar em todas as redes sociais?
Não.
Sabemos que é muito tentador aumentar sua visibilidade criando contas em todas as redes sociais, mas isso pode causar um problema de gerenciamento.
Em vez de criar várias contas apenas para marcar presença, pense de maneira estratégica, ou seja, escolha as redes sociais mais relevantes para sua empresa.
Uma maneira simples de descobrir qual rede social é mais usada pelo seu público alvo é fazer uma pesquisa de mercado e perguntar para seus vendedores onde está a atenção dos possíveis clientes.
Se eles não estiverem no Pinterest, por exemplo, não há necessidade de gastar tempo e energia lá.
Outra forma de definir quais redes sociais escolher é se perguntando se sua empresa está pronta para produzir um conteúdo apropriado para a rede.
O YouTube, por exemplo, só trabalha com vídeos, ou seja, se você não tem tempo e recursos para fazer um canal de qualidade, é melhor ir para outra mídia social.
Com o tempo, sua empresa pode ir adquirindo mais recursos e, com mais experiência, criar conteúdo relevante para diferentes mídias, expandindo suas contas.
Lembre-se: você não precisa assumir tudo ao mesmo tempo. Comece com um ou dois perfis e, posteriormente, vá ampliando de acordo com suas possibilidades.
2. Preciso ter o mesmo nome de usuário em todas as redes sociais?
Sim.
Ao utilizar o mesmo nome em todas as mídias sociais, sua empresa ficará mais acessível, uma vez que será mais fácil para os clientes acharem.
Quando os nomes são diferentes em todas as redes, seu cliente pode ficar confuso e não achar suas contas, deixando de segui-lo em alguma mídia.
Não tem problema se a URL ou nome das suas mídias não forem as mesmas. Só tome o cuidado de, em todas elas, manter uma padronização.
A nosso exemplo, no Facebook nosso nome é Witu, já no Instagram é witu.digital, mas, em ambas as redes, nossa URL é a mesma: @witu.digital.
3. Que tipo de conteúdo devo compartilhar?
AO tipo de conteúdo que seu público quer ver.
ATudo se resume a conhecer o seu cliente ideal.
ASe você sabe quais são os seus desejos e dores será muito mais fácil criar ou encontrar conteúdo relevante para eles.
APara se ter uma ideia de que tipo de conteúdo compartilhar, comece a seguir influenciadores da sua área.
ADessa forma, você pode aprender mais sobre seu público e ainda compartilhar alguns posts que ache relevante.
AVocê também pode procurar por hashtags utilizadas e verificar o que está acontecendo nas redes sociais escolhidas para entender o assunto do momento e, quem sabe, até participar de uma ou outra?
AMas, recomendamos que assuntos polêmicos sejam evitados!
AVocê também pode pedir para seus colaboradores contribuírem com ideias e, até mesmo, publicações.
AMas lembre-se de sempre passar para o especialista em marketing, ou para sua agência, para fazer uma revisão tanto no formato quanto na linguagem.
Quando você divide o trabalho, ele se torna menos estressante e mais criativo.
4. Com que frequência devo postar?
Depende.A frequência de postagem dependerá diretamente dos seus recursos e audiência.
O que você deve ter sempre em mente é que seu objetivo é produzir conteúdo relevante e, por isso, nunca deve sacrificar a qualidade pela quantidade.
É melhor não ter publicação nenhuma do que postar algo com baixa qualidade ou que não tenha relevância para o seu público.
Se isso significa que você só publicará três vezes por mês, mas três postagens realmente boas que recebem muito envolvimento, tudo bem.
Basta encontrar um cronograma consistente que você possa manter.
Mas, não pense que para postar você precisa sempre produzir algo novo!
Se você postou um vídeo de qualidade no YouTube, por que não postar pequenos pedaços dele no Instagram ou em outra rede? Aproveite o seu conteúdo de outras mídias sociais.
Outra coisa que pode ser feita é redigir as postagens antigas, atualizando as pesquisas, utilizando novos termos e até acrescentando conteúdo.
Além disso, você pode compartilhar os posts do blog em diferentes redes sociais em diversos dias. Por exemplo, postar no Twitter na primeira semana do mês e no Facebook apenas no final.
Mas é importante ressaltar que é necessário adequar o conteúdo para cada mídia social. O Twitter, por exemplo, usa hashtag, enquanto no LinkedIn essa prática não é muito comum.
Além disso, certos conteúdos são mais valorizados em algumas redes do que em outras. Para saber exatamente quais são os apropriados para cada rede, você pode rastrear o tipo de postagem que tem mais interações.
Isso pode ser feito manualmente ou através de um software de análise de mídias sociais.
5. Qual é a melhor hora para postar nas mídias sociais?
Depende.
A realidade é que não há um horário melhor que outro para publicar. Tudo dependerá da rede que você está usando, do seu público e quando ele está mais ativo.
A melhor maneira de descobrir isso é fazer postagens em diferentes horários e em dias e ver quais têm mais interação.
Levará um tempo, mas a conclusão valerá a pena.
Uma boa ideia é usar o mLabs para agendar seu conteúdo.
Se você precisa de ajuda ou quer ter resultados melhores com suas redes sociais, uma boa ideia é fazer a contratação de uma empresa especializada na área.
A witu.digital possui uma equipe preparada para responder suas perguntas e ajudar no crescimento da sua empresa nas mídias sociais.
Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar!
1. O que é mídia paga?
A mídia paga, como o nome sugere, é uma estratégia que consiste em garantir visibilidade à marca, ou seja, exposição, mediante pagamento. Trata-se, de certo modo, de uma solução antiga, que tem sua origem nos principais meios de comunicação de massa, como a Televisão 📺 e a Rádio 📻.
Em outras palavras, para que uma marca pudesse apresentar seus produtos e serviços na TV, era preciso que ela pagasse um valor — algo que atualmente ainda vigora. Não é diferente em relação ao âmbito digital. Algumas plataformas digitais constituem serviços de divulgação que funcionam mediante o pagamento de valores.
2. Quais são as principais mídias pagas?
Como dito, há no mercado digital uma boa quantidade de mídias pagas. Abaixo, listamos as principais e as mais utilizadas:
📱Google Ads;
📱Facebook Ads;
📱YouTube Ads;
📱Instagram Ads;
📱LinkedIn Ads;
📱Bing Ads;
📱Native Ads;
influenciadores digitais.
Os influenciadores digitais são definidos como pessoas que se utilizam seus perfis em redes sociais para desenvolver ações de marketing e, também, publicidade de produtos e serviços de uma marca. Geralmente, são pessoas com um número elevado de seguidores e com alto poder de influência sobre eles.
As demais mídias pagas fazem parte de plataformas ou mecanismos de pesquisas, como Google e Bing, as quais têm uma dinâmica própria de funcionamento.
3. Como funciona a mídia paga?
Cada mídia paga tem sua própria dinâmica de funcionamento. No entanto, a maioria delas tem características comuns, que refletem a sua forma de operação.
Em síntese, funciona mais ou menos assim: primeiro, você cria um perfil na mídia paga e traça um planejamento de marketing digital , a exemplo de uma campanha. Depois, ativa-se essa campanha, colocando-a em ação na plataforma selecionada, como o Google Ads.
A partir da ativação da campanha, o anúncio aparecerá entre os primeiros resultados da palavra-chave buscada pelo potencial cliente. Exemplo: se a sua empresa trabalha com venda de camisas masculinas de rock, então, caso alguém procure por essa palavra-chave no Google, o seu site figurará entre os primeiros colocados na lista da pesquisa.
No entanto, para que isso aconteça, é preciso saber traçar uma boa estratégia de marketing digital e dominar algumas técnicas, como otimização SEO e definição de palavras-chaves.
Em geral, o cliente só paga pelo clique que o seu anúncio receber. Isso, no entanto, não é uma regra, mas uma opção.
Outro ponto a destacar é que, geralmente, a plataforma de mídia paga conta com configurações que permitem que a marca trace sua campanha de forma inteligente e atrativa, com base em dados consistentes do mercado, como comportamento do público-alvo e melhores palavras-chaves.
4. Quais as vantagens da mídia paga?
Em uma estratégia de marketing digital, tanto a mídia paga como a orgânica são fundamentais para o sucesso dela. A seguir, confira as principais vantagens da mídia paga:
flexibilização com relação ao custo, uma vez que, como dissemos, a marca pode marcar de acordo com os cliques feitos em seus anúncios; maior visibilidade no âmbito digital, podendo, assim, fazer com que a empresa aumente as suas vendas e o seu poder investimento; maior flexibilidade com relação ao formato de anúncio, uma vez que é possível ser feito tanto em texto, como em vídeo e em áudio; possibilidade de alcançar o público certo, de acordo com a estratégia de marketing traçada; maior credibilidade da marca; uma ótima posição nos mecanismos de buscas; ótima relação de custo-benefício.
5. Quanto custa a mídia paga?
Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes. Então, o valor da mídia paga varia em razão do projeto de marketing da empresa. Pode, a depender do porte da campanha e do seu alcance, custar relativamente caro, mas também barato. Tudo vai depender do sucesso dos seus anúncios e se eles realmente foram capazes de converter potenciais clientes em clientes — quando estes realmente compram produtos ou serviços.
Plataformas como Google Ads e Facebook Ads costumam cobrar R$ 1,00 por clique nos anúncios. Assim, se ele obtém 10 cliques por dia, então terá que pagar R$ 10,00 por dia. O ideal, para alcançar o cálculo exato e saber se a campanha está realmente alcançando o seu objetivo, é cruzar essa informação com as vendas feitas pela sua empresa.
Se a cada cinco cliques, um produto foi comprado, então pode ser que a campanha tenha obtido sucesso, se comparado o valor de cada clique com o valor do produto vendido.
Algumas plataformas, como o Google Ads , permitem que o cliente dê um lance de custo por clique. É uma ótima alternativa para quem busca saber minimamente o valor da campanha.
Além dessa possibilidade, os anúncios também podem ser pagos em razão da taxa de envolvimento e do número de visualizações 👁️.
6. Como investir em mídia paga?
Não há segredo para investir nas mídias pagas. Porém, requer conhecimento técnico e expertise na área. Em geral, além da escolha da plataforma, é necessário dominar ferramentas como planejamento de marketing e, em especial, saber gerenciar, mensurar, implementar e atualizar campanhas de mídias pagas.
7. Por que contar com uma agência na gestão da mídia paga?
Como dissemos, a gestão da mídia paga envolve uma série de exigências que requer conhecimento técnico e expertise na área. Não se trata, portanto, de apenas escolher a melhor plataforma, mas saber como desenvolver a campanha de anúncios com eficiência.
Nesse sentido, uma agência digital pode contribuir, gerindo a mídia paga e estruturando uma campanha sólida, bem fundamentada, com capacidade de garantir ótimos resultados para uma marca.
Depois de ler este texto, ainda ficou alguma dúvida? Esperamos que não! Mas se ficou, não deixe de entrar em contato conosco.
Contamos com uma equipe qualificada que pode não só resolver as suas inquietações, mas também propor soluções inovadoras capazes de fazer a sua marca alcançar os seus objetivos de maneira mais ágil.